sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Escola Municipal Floripes Angladas Lucas


Escola Municipal Floripes Angladas Lucas


A Patronesse
Sobre a patronesse há muitas informações desencontradas, fruto de depoimentos orais inconsistentes, mas o que se pode precisar de fato é que Floripes Angladas Lucas foi uma professora primária muito querida e competente, que lecionou, nos seus primeiros anos do magistério, em algumas escolas rurais da região de Guaratiba, sendo convidada por Antonio Carneiro Leão, para trabalhar na Diretoria Geral de Instrução Pública do antigo Distrito Federal, contribuindo de forma bastante eficaz para melhorar as condições do magistério primário em todo o chamado Sertão Carioca (atual Zona Oeste do Rio de Janeiro).



Origens da Escola
Quem chega pela primeira vez à Escola Municipal Floripes Angladas Lucas tem a impressão que está entrando em uma espécie de hotel fazenda, ou em uma pousada, bem no meio da Mata Atlântica. Segundo informações obtidas com a diretora adjunta Paula Lyra, a escola ocupa  antiga residência de um dos sítios pertencentes à Família Caldeira de Alvarenga, de políticos prestigiosos em Campo Grande e Guaratiba.
Foi também uma das escolas rurais do Distrito Federal, e ficava localizada do outro lado da Estrada de Guaratiba, antes de ocupar o prédio atual, adquirido pela Prefeitura já com a denominação de Escola Municipal Floripes Angladas Lucas.
Também segundo informações da diretora adjunta, da documentação pessoal que restou depois das mudanças, das chuvas e da umidade predominante na região, ainda é possível encontrar históricos de alunos e turmas que estiveram matriculadas na década de 1940, sob a denominação de Escola Rural do 1º Distrito Escolar.



Escola pequena,acochegante e com ambiente familiar 
Tudo na Escola Municipal Floripes Angladas Lucas parece muito familiar. É uma escola pequena, onde estudam cerca de 150 alunos, e tem apenas cinco professoras, já que a diretora adjunta, Paula Guimarães de Aquino Lyra, e a coordenadora pedagógica Lívia de Oliveira Batista, acumulam uma segunda matrícula como professoras regentes.
São apenas quatro salas de aula, todas bem pequenas. As duas maiores dispõem de espaço apenas para vinte alunos, no máximo. Há uma sala de leitura, que presta homenagem ao poeta e historiador Francisco Alves Siqueira, o "Chiquinho de Guaratiba", autor de diversos livros sobre a história, o folclore e a cultura do bairro. 
Não possuindo quadra esportiva, a educação física é praticada em um espaço lateral, onde também são realizadas as comemorações, desde que não chova, pois não é coberto.
Como a escola ocupa o prédio de uma antiga residência familiar, todos os espaços são relativamente limitados, desde a sala da direção, o refeitório e também a sala dos professores, que serve de ambiente coletivo também para a coordenação pedagógica e para a diretora adjunta.
Tudo é muito pequeno, mas bastante aconchegante e com aspecto familiar.



A Direção da Escola
A direção da Escola Municipal  Floripes Angladas Lucas é composta por; Cláudia Teresinha Gonçalves Lopes, Paula Guimarães de Aquino Lyra, diretora adjunta; Lívia Oliveira Batista, coordenadora pedagógica e Zilea Fernandes Silva Paixão, regente da Sala de Leitura.



Escola Participativa e Premiada
No dia 15 de julho de 2011,a Escola Municipal Floripes Angladas Lucas foi uma das contempladas com o Prêmio Anual da Qualidade em Educação 2010, da Secretaria Municipal de Educação.
Além disso a E.M. Floripes Angladas Lucas também foi destaque no Projeto Ciência Hoje 2010, quando os alunos da Turma 1501 da professora Lívia de Oliveira Batista desenvolveram e apresentaram a experiência "Flutua ou Afunda", demonstrando que líquidos com densidades diferentes não se misturam, e que alguns objetos podem flutuar ou afundar, de acordo com o peso e a massa volumétrica e molecular. 
Os alunos da Turma 1501 foram premiados com uma peça teatral e a professora Lívia ganhou um notebook e o direito de participar do Congresso de Ciência, em Goiânia, com passagem e hospedagem pagas.




Escola Municipal Floripes Angladas Lucas
Ensino de qualidade é ação no presente e compromisso com o futuro.




.


Nosso Blog Nasce hoje ... 07 de setembro de 2012